sábado, 3 de maio de 2014

Módulo III-Desenho Universal da Aprendizagem

Aqui está o endereço do meus resultados do questionário e comentário:

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=6981004902545465076&pageID=6344480357588014249&page=1&token=14004452483 



Após o preenchimento do questionário VARK os meus resultados foram os seguintes:
Visual 5
Aural 10
Read/Write -4
Kinesthetic -13

De acordo com os resultados o meu multimodal (AK) de aprendizagem é tendencialmente cinestésico embora também se destaque o aural.
Revendo o meu percurso escolar identifico-me com os resultados neste questionário. Lembro-me que conseguia aprender melhor se o professor desse exemplos e recoresse a demonstrações e exemplos práticos.Tais demonstrações se fossem acompanhadas de explicações detalhadas eu aprendia melhor.
Creio que as questões em debate neste módulo poderá levar-nos a questionar a nossa prática em sala de aula e a uma melhor compreensão da forma se aprendizagem dos alunos. Tendo em conta que cada aluno aprende de forma diferente, logo a abordagem dos conteúdos junto dos alunos deveria ter isso em conta. O professor deveria ter presente isso mesmo, daí que a construção de recursos a utilizar em sala deviam ser pensados em função destes estilos de aprendizagem de forma a todos os alunos aprendessem e tivessem sucesso nas suas aprendizagens.
As mudanças já acontecem em muitas salsa de aula fruto de debates e reflexões acerca desta temática. dos alunos.
Todos nós temos potencial para a aprendizagem, apesar de a realizarmos de forma diferente, todas são importantes e a sua exploração/desenvolvimento faz toda a diferença no caminho da aprendizagem pessoal, social e académica.
Contudo, muito caminho existe por percorrer!

Deixo o link do trabalho do grupo DDJ sobre o tema "desenho universal da aprendizagem".

 http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/34823911








Sem comentários:

Enviar um comentário